Sobre o Atlas

De Wiki de Igor Eliezer
Ir para: navegação, pesquisa

Voltar para pagina inicial, ver Atlas.


Dos dados

(NOTA: este texto é antigo, não reflete a atualidade!)

Infelizmente não foi possível, em vários casos, dotar o Atlas de dados mais recentes e oficiais. Em outros casos, há dúvida, inconsistência e inexistência de dados disponíveis, por isso não posso afirmar que o Atlas é absolutamente fiel à realidade (especialmente os mapas), mas, mesmo assim, estão muito próximos da realidade e são confiáveis, pois houve muita dedicação para retificar muitos dados e os mapas.

Os mapas ainda necessitam de ajustes e os dados do Atlas de forma geral precisa de revisão e confirmação (além da atualização). Por isso, chego a uma conclusão que Laranjal Paulista é carente de uma publicação, programa ou órgão que agrupe, organize e forneça os dados do Município. Informação é um instrumento de afirmação da cidadania, pois nos habilita a entender e mudar realidades, e de planejamento administrativo e urbano.

Mesmo assim disponibilizo este Atlas. São aproximadamente 110 páginas de informação a sua disposição (se fossem impressas).

Tenha uma boa leitura e uma boa explorada!


Um pouco da missão do Atlas

Um dos motivos que me levou a decidir pela elaboração do Atlas de Laranjal Paulista foi a falta de uma publicação com dados mais recentes e organizadamente agrupados e de fácil acesso. O outro motivo foi a propagação de meios para habilitar a população de conhecimentos que a fizesse capaz de entender a realidade.

Com o Atlas eu espero estar pavimentando um caminho para o debate sobre da necessidade de ter uma visão crítica e racional do município, tanto passado, presente e futuro; e sobre a necessidade de facilitar o acesso livre e irrestrito às informações referentes ao nosso próprio lugar de vida.

"Os indivíduos ou sociedades que perdem interesse pela sua projeção no amanhã já se encontram às portas da morte." Fábio Konder Comparato, Folha de São Paulo, domingo, 27 de novembro de 2005.


Sobre o logotipo do Atlas

Logo Atlas.png

As cores foram tiradas da bandeira do Município de Laranjal Paulista, exceto a cor laranja. Os campos em azul e em branco lembram o lado direito da bandeira laranjalense. Abaixo, há duas sequências de ondas estilizadas que lembram os dois rios principais: Tietê e Sorocaba. No canto superior direito do campo azul, como se fosse assinatura, há três quadrados brancos, iguais, que representam os três distritos do Município, posicionados semelhantemente como eles são no Município — de cima para baixo, da esquerda para direita: Laras, Maristela e Sede. O três quadrados brancos estão sendo inseridos no campo azul: o que era tratado separadamente — ou seja, os distritos — , agora passa a ser tratado inserido num todo — o município.

O texto “ATLAS DE” está em verde, contrastando com a cor laranja do texto de baixo. O texto “LARANJAL PAULISTA”, preenchendo o restante do logotipo está em laranja, cor esta que lembra o nome do nosso Município, o qual representa. O logotipo deste Atlas foi criado pelo próprio autor deste livro.