Projeto:Mapa digital

De Atlas de Laranjal Paulista

Revisão de 13h58min de 12 de dezembro de 2021 por IgorEliezer (discussão | contribs) (→‎Sites para visualizar dados do OpenStreetMap: Altera ligação do Objetos Históricos para mostrar ferrovias antigas/atuais.)

➡️ Para voltar para o início, ver Página principal


OpenStreetMap.png

Amostra do OpenStreetMap em Laranjal Paulista

O Projeto Mapa digital é o mapeamento do Município de Laranjal Paulista para servir como a nova base cartográfica para a atualização deste Atlas. Todas as vias, praças, bairros, cursos d'água, matas, pontos de ônibus, escolas, igrejas, hotéis e demais pontos de interesse público e turístico estão sendo mapeados e publicados no site OpenStreetMap.

O OpenStreetMap (OSM) é um mapa global publicado sob uma licença de dados abertos e fornece dados a centenas de sites na Internet, aplicativos de celular e instituições de diversos tipos. É mantido pela Fundação OpenStreetMap com doação de pessoas e empresas e pelo trabalho de mapeadores, envolvendo prefeituras, órgãos públicos, empresas de logísticas, mapeadores amadores independentes e pesquisadores.

O mapeamento de Laranjal Paulista não estará só disponível para este Atlas, mas também para a Wikipédia e para qualquer aplicativo, site, entidade, projeto e pesquisa que usar o OpenStreetMap como mapa base.


Algumas possíveis aplicações

  • Publicização de dados do município para que sites, softwares e aplicativos possam acessar e disponibilizá-los para usuários, empresas, instituições e prefeituras;
  • Localização exata no GPS de endereços para veículos de órgãos públicos, emergência e empresas de entrega;
  • Melhoramento de roteamento de tráfego de veículos e pedestres em aplicativos. Vias podem ter dados de mão-única, pavimentação, velocidade máxima, iluminação, existência de travessias de pedestres, lombadas, semáforos, calçadas etc.;
  • Utilização dos dados do OSM em aplicativos especializados: iluminação, turismo, guia comercial da cidade etc;
  • Utilização do OSM como mapa de fundo para criar mapas temáticos e especializados (exemplos da Prefeitura de Jaraguá do Sul/SC);
  • Utilização do OSM para contagem e quantificação de elementos do mapa como vias e mobiliários dentro de uma determinada área (município, distrito ou bairro).
  • Análise de mobilidade e acessibilidade por diversos modos de circulação, considerando dados de vias, travessias e equipamentos;
  • Análise de disponibilidade de equipamentos públicos e mobiliário urbano na cidade: escolas, unidade de saúde, quadras esportivas, lixeiras, bancos, brinquedos de parquinhos, iluminação, arborização etc.

Demonstração

OSM Kartódromo.png

Amostra do OpenStreetMap no
Kartódromo Arena Usual


Exemplos de locais:

Exemplos de temas:

E este atlas também está usando o OpenStreetMap como fundo para mapas interativos.

Consulta no mapa

Exemplos de consultas no mapa ao vivo:



* - clique em "Continuar assim mesmo" caso aparecer a mensagem "Grande quantidade de dados".

Se encontrar algo errado ou faltante, siga estes passos: #Sugestões e correções para o mapa.

Adição de dados cedidos

Dados da Prefeitura no OpenStreetMap e maquete 3D

Exemplo da maquete mostrando o Centro

Em 17 de julho de 2020, a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Laranjal Paulista (ver) forneceu ao autor do Atlas os desenhos das edificações, praças, vias e lotes para serem adicionados e usados para melhorar o mapa OpenStreetMap e para uso e benefício do público, inclusive do Atlas de Laranjal Paulista.

São cerca de 11.000 edificações e toda a malha viária urbana datada de 2015. As alturas e classificações das edificações estão sendo feitas por levantamento do próprio autor do Atlas.

E em comemoração do 103º aniversário de emancipação de Laranjal Paulista, em 10 de outubro de 2020, o autor deste Atlas publicou no Facebook (ver post) a maquete gerada pelo site F4Map (ver) como resultado da adição dos dados cedidos. A maquete pode ser vista ao vivo na página inicial do Atlas e por aqui: F4Map - Laranjal Paulista.

Vários site e aplicativos de celular como Strava, Facebook e Flickr já mostram as edificações e dados cedidos e publicados no OpenStreetMap. Teste os sites na seção Quem mais usa o OpenStreetMap a seguir.

Dados da saúde do GeoSEADE

Dados da localização de clínicas, consultórios e dentistas disponíveis no site GeoSEADE (ver), da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados do Estado de São Paulo, foram adicionados no OpenStreetMap.

Dados podem ser vistos no site especializado Healthsites.io.


Quem mais usa o OpenStreetMap

Alguns exemplos:

Sites para visualizar dados do OpenStreetMap

Sites que usam OpenStreetMap para visualizar dados de terceiros

Galeria

Sugestões e correções para o mapa

Caso você queira sugerir ao autor do Atlas adicionar algo relevante no mapa, comentar ou comunicar erro, siga estes passos (não precisa de cadastro):

  1. Abra este mapa: OpenStreetMap - Laranjal Paulista
  2. Dê zoom no local. Use o mouse para deslocar e dar zoom.
  3. Clique com botão direito do mouse no local, e escolha a opção "Adicionar uma nota aqui" do menu.
  4. À esquerda na janela "Nova nota", escreva o que precisa ser feito.
  5. Quando terminado, clique no botão "Incluir nota".
  6. Pronto. É só aguardar para a nota ser vista.

Outros mapas

Baseados no OpenStreetMap:

Baseados no Google Maps:


Links externos


Veja também